A China realizou o voo inaugural do drone furtivo CH-7 em um aeródromo no noroeste do país, informou a emissora estatal CCTV nesta 2ª feira (15.dez.2025). Anunciada em 2018, a aeronave passou por sucessivas mudanças até seu lançamento oficial.
Segundo a CCTV, o CH-7 tem capacidade de reduzir de maneira significativa sua visibilidade para radares. Além disso, o drone combina alta altitude, velocidade elevada e longa autonomia –características que atendem às necessidades de observação terrestre, suporte de dados e comunicação em condições complexas.
Assista ao voo (40s):
De acordo com as últimas informações divulgadas pelo site chinês South China Morning Post, o CH-7 tem 27,3 metros de envergadura e pode atingir altitude máxima de cerca de 16.000 metros. Sua autonomia é estimada em 16 horas e o peso máximo de decolagem é de 8 toneladas.
O drone possui design estilo “asa voadora” –uma configuração em que os dispositivos usados para obter estabilidade estão acoplados à asa–, remetendo ao formato de um bumerangue.
Segundo o Global Times, o voo inaugural testou apenas as capacidades de voo mais básicas do CH-7. Novos testes devem ser realizados, verificando desempenho e funcionalidade da carga útil, como sensores ópticos e infravermelhos presentes na aeronave.





