A Neoenergia, grupo do setor elétrico brasileiro, lançou na 5ª feira (11.dez.2025) a campanha “Mais pelo Esporte Feminino” durante o prêmio Brasil Olímpico 2025, principal premiação do esporte olímpico nacional, realizada no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença da vice-presidente da empresa, Solange Ribeiro, que entregou o troféu de revelação feminina à boxeadora Rebeca Lima, campeã mundial.
As embaixadoras Ana Marcela Cunha (Nadadora) e Tota Magalhães (Ciclista) receberam troféus em suas respectivas categorias. A iniciativa busca reafirmar o compromisso da empresa com as atletas brasileiras e integra a estratégia da Neoenergia de promover a inclusão feminina e a sustentabilidade no esporte olímpico do país.
Ana Marcela Cunha, nadadora de águas abertas, foi escolhida pela 13ª vez como a melhor em sua categoria, consolidando-se como a maior vencedora entre todos os esportes brasileiros. Primeira brasileira a conquistar o ouro olímpico em águas abertas nos Jogos de Tóquio 2020, ela se prepara para a travessia do Canal da Mancha, programada para julho de 2026.
“Esse reconhecimento me impulsiona a seguir em frente para aprimorar meu desempenho. Por isso, é fundamental ter parceiros como a Neoenergia, que apoia o esporte feminino, para que possamos ir em busca de novas conquistas”, disse Ana Marcela.
Tota Magalhães, ciclista de estrada, também recebeu premiação depois de se tornar a 1ª brasileira a competir no Tour de France feminino. “Espero inspirar outros atletas que, assim como eu, se dedicam muito para alcançar seus objetivos. A jornada de um atleta profissional não é fácil, mas, com disciplina e dedicação, tudo vai se ajeitando. 2028 está logo ali”, afirmou Tota.
A Neoenergia e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) renovaram sua parceria até 2028 neste ano. O acordo inclui a ampliação do fornecimento de energia 100% renovável para o Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro. A iniciativa, iniciada em março, projeta uma economia estimada de R$ 4,5 milhões nos gastos energéticos do CT nos próximos 3 anos.
A empresa patrocinou pela 1ª vez os Jogos da Juventude 2025, em Brasília, evento que reuniu aproximadamente 4.700 jovens de 20 modalidades esportivas, com maioria de participantes mulheres. A Neoenergia atende cerca de 1,1 milhão de clientes na capital federal por meio da distribuidora Neoenergia Brasília.
O Time Neoenergia conta atualmente com 8 atletas de diferentes modalidades: Ana Marcela Cunha (águas abertas), Tota Magalhães (ciclismo de estrada), Bia Souza (judô), Antonia Silva (futebol), Rayane Soares (atletismo paralímpico), Bruna Kajiya (kitesurfe), Mirelle Leite (atletismo) e Celine Bispo (natação).





