• Sábado, 10 de janeiro de 2026

Necessidade de financiamento do governo sobe a 9,99% do PIB

O resultado reflete a pressão dos juros sobre a dívida e o aumento de despesas acima da arrecadação; dado do 3º tri de 2025.

A necessidade líquida de financiamento do governo geral subiu para 9,99% do PIB no 3º trimestre de 2025, um salto em relação aos 7,62% registrados no mesmo período de 2024. O resultado reflete a pressão dos juros sobre a dívida pública e o aumento de despesas acima da arrecadação.

Os dados constam no Boletim de Estatísticas Fiscais divulgado nesta 6ª feira (9.jan.2026) pelo Tesouro Nacional. Eis a íntegra (PDF – 536 kB).  

O desequilíbrio foi impulsionado principalmente pelo custo de carregamento da dívida. A despesa com juros saltou de 7,86% para 10,11% do PIB em um ano.

Eis os destaques do resultado:

Pela metodologia do FMI usada no relatório, a “necessidade de financiamento” ocorre quando as despesas superam as receitas, indicando quanto o setor público precisa captar no mercado para honrar compromissos.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: