• Terça-feira, 9 de setembro de 2025

"Não queremos coerção à hegemonia latino-americana", diz embaixador chinês

Embaixador Qiu Xiaoqi enfatizou benefícios mútuos nas relações bilaterais em resposta ao anúncio do México sobre possível protecionismo.

A diplomacia chinesa defendeu a manutenção das relações comerciais com o México nesta 3ª feira (9.set.2025), em resposta à possibilidade de imposição de tarifas por parte do governo do México. Qiu Xiaoqi, embaixador da China para assuntos da América Latina, defendeu a cooperação entre os países durante entrevista a jornalistas em Pequim.

“Não queremos ver a coerção de qualquer hegemonia tentando forçar alguns países latino-americanos a aumentar suas dependências […] Esperamos que nossa operação mutuamente benéfica com o México tenha um futuro mais brilhante“, afirmou.

Qiu enfatizou o que definiu como “caráter mutuamente benéfico” das relações comerciais e expressou preocupação com possíveis pressões externas. O México é o 2º maior parceiro comercial da China na América Latina.

Em 28 de agosto, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, disse que o país defende “uma globalização econômica inclusiva e benéfica para todos”. A declaração foi dada em resposta a perguntas sobre o plano do governo mexicano de elevar tarifas contra Pequim em 2026.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: