O australiano Cameron McEvoy quebrou, nesta sexta-feira (20), o recorde mundial dos 50m livre, marca que pertencia ao brasileiro Cesar Cielo desde 2009. O novo “homem mais rápido da história da natação” alcançou o feito ao vencer o Aberto da China, em Shenzhen.
McEvoy registrou o tempo de 20s88, superando em 0s03 a marca anterior de Cielo, que havia nadado a prova em 20s91 no Troféu Brasil de 2009.
O recorde do brasileiro foi estabelecido na chamada “era dos supertrajes”, período em que era permitido o uso de maiôs de poliuretano e outros materiais não têxteis — posteriormente proibidos pela natação.
Na prova em Shenzhen, McEvoy ficou com o ouro. A prata foi para Jack Alexy, com 21s57, enquanto o bronze ficou com Kyle Chalmers, que marcou 22s01.
Nas redes sociais, Cesar Cielo parabenizou o novo recordista mundial:
“Parabéns, Cam! Relâmpago nada rápido! Incrível!
Vi uma frase há algum tempo que captura perfeitamente o que você vem fazendo:
‘Você nunca muda as coisas lutando contra a realidade existente. Para mudar algo, construa um novo modelo que torne o modelo existente obsoleto.’
Parabéns!”





