Um tumulto em um templo hindu deixou ao menos 9 mortos e dezenas de feridos neste sábado (1º.nov.2025) no Estado de Andhra Pradesh, sul da Índia, segundo autoridades locais.
O incidente se deu no templo Swamy Venkateswara, durante a celebração de Ekadashi, dia sagrado do hinduísmo. À agência Associated Press, o policial K. V. Maheswra Reddy relatou que centenas de pessoas estavam reunidas quando uma grade de ferro, que organizava a entrada, cedeu, provocando o tumulto. “Foi uma correria descontrolada”, disse.
Assista:
Entre os 9 mortos confirmados estão 8 mulheres e uma criança. Swapnil Dinkar Pundkar, oficial do governo local, informou ainda que 16 pessoas estão internadas em um hospital da região. Além disso, 20 fiéis entraram em estado de choque depois do ocorrido e estão em observação.
Segundo o Departamento de Checagem de Fatos do Governo de Andhra Pradesh, o templo é privado e tinha capacidade máxima de 2.000 a 3.000 pessoas. Em razão da data religiosa, “até 25.000 pessoas compareceram de uma só vez. O proprietário não tomou as providências necessárias nem informou o governo. Esta é a razão da tragédia ocorrida”, afirma o comunicado.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi (Partido Bharatiya Janata, direita), a presidente Draupadi Murmu (Partido Bharatiya Janata) e autoridades estaduais lamentaram as mortes em suas redes sociais.





