• Terça-feira, 23 de julho de 2024

Museus da Secel promovem atividades no período de férias escolares

A programação é gratuita e acontece no Museu de História Natural e no Museu de Arte Sacra

O Museu de História Natural e o Museu de Arte Sacra realizam uma variedade de atividades que une diversão e aprendizagem no período de férias escolares. A programação nos dois equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) inclui oficinas, brincadeiras e jogos educativos. Confira:

Colônia de Férias no Museu de Arte Sacra



Com atividades gratuitas para a crianças de quatro a 13 anos, a programação no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso acontece de 17 a 21 de julho. As inscrições já estão abertas (link aqui), com vagas limitadas.

A agenda, que conta com tour pelo museu, jogos educativos e oficinas artísticas, será realizada nos períodos matutino e vespertino, sendo divididas por faixa etária. Crianças de quatro a oito anos participam das atividades no horário das 8h30 às 12h, e as da faixa etária de 9 a 13 anos, comparecem das 13h30 às 17h.

Durante o período de atividades da Colônia de férias, será servido lanche aos participantes. Caso a criança possua algum tipo de restrição alimentar, os pais devem levar a alimentação da criança de acordo com as orientações médicas. Crianças menores de cinco anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.

Programação: 
Quarta (17.07): Identificando o Museu de Arte Sacra e Jogos Educativos
Quinta (18.07): Oficina de Pintura e Jogos Educativos
Sexta (19.07): Oficina Criativa e Jogos Educativos
Sábado (20.07): Oficina de Desenho em Aquarela e Jogos Educativos
Domingo (21.07): Oficina de Arte em Gesso e Jogos Educativos

Férias no Museu de História Natural de Mato Grosso



Realizada na área verde do Museu de História Natural de Mato Grosso, a programação de férias acontece em variados dias, sempre das 9h às 11h.  As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas a partir das 17h das quartas-feiras anteriores à atividade pelo link disponível na biografia do Instagram do Museu (@museuhistorianaturalmt).

A próxima agenda ocorre no sábado (13.07), com a oficina de “Pintura da Paisagem Mato-Grossense”, ministrada pelo artista Cássio Wilker. Direcionada a crianças a partir de 8 anos, a atividade conta com técnicas de pintura simples. A abertura das inscrições será nesta quarta (10.07), às 17h 

No sábado seguinte (20.07), haverá a Oficina “Não é Mágica, é Ciência”, com a artista-cientista Juliana Graziela. Por meio de experiências divertidas, os participantes irão descobrir a ciência no cotidiano. Podem participar crianças a partir dos 9 anos, acompanhadas dos pais. As inscrições serão abertas na quarta-feira (17.07).

E no período de 24 a 27 de julho, o Museu de História Natural promove a Semana Kamalupe, com atividades que conectam as crianças à natureza e incentivam o aprendizado prático e manual. 

A agenda da Semana Kamalupe começa pela oficina “Customização de roupas com estêncil”, na quarta-feira (24.07).  Já na quinta (25.07) acontece a oficina “Seguindo as Pegadas dos Dinossauros”, em que crianças a partir de 10 anos poderão desvendar os segredos dos fósseis. 

Na sexta (26.07), a atividade é a “Caça ao Tesouro e brincadeiras", com Danilo Barreto. Com a ajuda de um tesouro escondido, as crianças a partir de 8 anos irão aprender a interpretar o mapa, encontrar as pistas e resolver as charadas.  

No sábado (27.07), o público de qualquer idade poderá se divertir no Arraiá do Kamalupe no Museu. A festança conta com músicas, brincadeiras, comidas típicas e dança de quadrilha. E quem preferir relaxar e revitalizar mente e corpo em um ambiente imerso na natureza, pode participar do “Yoga no Jardim do Museu”, que ocorre na mesma data e horário.

Para as atividades da Semana Kamalupe, as inscrições serão abertas no dia 17 de julho às 17h, pelo link aqui. Mais detalhes sobre a programação estão disponíveis no site www.museuhistorianaturalmt.com.br
        
Sobre os museus

O Museu de História Natural de Mato Grosso está localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), bairro Jardim Europa, em Cuiabá. Com gestão compartilhada pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), o espaço é aberto ao público de quarta a domingo, das 8h às 18h.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) está localizado na Praça do Seminário, bairro Dom Aquino, em Cuiabá. A gestão do espaço é feita pela associação Ação Cultural. As visitações estão abertas ao público de quarta a domingo, das 9h às 17h. 

 

Artigos Relacionados: