• Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

MP Militar cita "descaso" ao pedir expulsão de Bolsonaro

.Condenado por tentativa de golpe de Estado, ex-presidente pode perder a patente; caso será analisado pelo STM.

O MPM (Ministério Público Militar) protocolou na 3ª feira (3.fev.2026) as representações de perda de patentes de Jair Bolsonaro (PL) e mais 4 militares condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O órgão citou 8 elementos que demonstram a violação dos “preceitos éticos” fundamentais do Estatuto dos Militares. Leia a íntegra da representação (PDF – 480 kB).

O procurador-geral da Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, baseou a solicitação nas condutas de Bolsonaro. A ação representa um desdobramento da condenação do ex-presidente na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Essa será a 1ª vez que o Tribunal Militar discutirá a expulsão de um militar por crimes contra o Estado Democrático de Direito.

O relatório destaca que Bolsonaro cometeu as seguintes violações: 

Capitão reformado do Exército, Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão.

De acordo com a Constituição Federal, militares condenados à pena privativa de liberdade superior a 2 anos devem ser submetidos a um julgamento específico para a perda do posto e da patente. Além do ex-presidente, o MPM solicitou a mesma medida para os generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto, e para o almirante Almir Garnier.

O relator do caso será Carlos Vuyk de Aquino, ministro indicado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) em 2018. A ministra revisora será Verônica Sterman, indicada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2025. 

O STM (Superior Tribunal Militar) ainda não decidiu a data para o início do julgamento.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: