O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta 3ª feira (24.mar.2026) que ainda não há uma data definida para a votação que escolherá o novo ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).
A vaga, aberta com a aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz, é alvo de disputa nos bastidores do Legislativo, que tem ao menos 4 candidatos.
Segundo Motta, a prioridade da Mesa Diretora é construir uma candidatura de consenso para evitar o tensionamento da base aliada. “Estamos ouvindo as bancadas e os líderes. O tribunal ganha quando a Câmara envia um nome com amplo respaldo político e técnico”, disse a jornalistas.
A base do governo lançou um nome, enquanto partidos do Centrão e da oposição articulam ao menos 4 candidaturas. O deputado Odair Cunha (PT-MG) é o candidato governista e conta com apoio de Motta.
A indicação para o TCU é uma das moedas de troca mais valiosas no Congresso, dado o caráter vitalício do cargo e o poder de fiscalização da Corte sobre as contas do Executivo
Cedraz deixou o cargo em fevereiro e a prerrogativa de indicação de um substituto, nesse caso, é da Câmara. A votação é secreta e não há 2º turno





