• Sábado, 10 de janeiro de 2026

Motta celebra acordo UE-Mercosul e defende redobrar a aposta na cooperação

Presidente da Câmara classificou como “um passo importante para um mundo mais unido, próspero e justo”.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-), celebrou nesta 6ª feira (9.jan.2025) a aprovação do acordo entre União Europeia e Mercosul, que classificou como “um passo importante para um mundo mais unido, próspero e justo”. O congressista afirmou que é preciso “redobrar a aposta na cooperação internacional” em um mundo “tentado pelo unilateralismo e pelo protecionismo”.

“Foi a abertura entre as nações que elevou a civilização, ampliou a prosperidade e reduziu conflitos ao longo da história. Num mundo tentado pelo unilateralismo e pelo protecionismo, devemos redobrar a aposta na cooperação internacional. Por isso, em nome da Câmara dos Deputados, celebro o acordo entre o Mercosul e a União Europeia como um passo importante para um mundo mais unido, próspero e justo. O acordo trará também oportunidades significativas para nossos produtores, gerará empregos, atrairá investimentos e fortalecerá nossa inserção na economia global”, escreveu.

Uma maioria qualificada dos integrantes do bloco aprovou o acordo comercial com o Mercosul, segundo relataram 4 diplomatas da União Europeia ao site Político. França, Polônia, Áustria, Irlanda e Hungria se opuseram e a Bélgica se absteve. O texto segue agora para aprovação no Parlamento Europeu.

Se aprovado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, planeja viajar ao Paraguai na 2ª feira (12.jan.2025) para assinar o documento. 

As negociações do acordo começaram em 1999, quando se deu a 1ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América Latina, do Caribe e da União Europeia, no Rio de Janeiro.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: