Migrantes mexicanos deixarão de realizar de 13 a 16 de setembro de 2025 festas em comemoração da Independência do México em 1810, segundo jornal Chicago Tribune (leia aqui, para assinantes).
A data da Independência é 16 de setembro. O festival “El Grito” seria em 13 e 14 de setembro no Grant Park. No ano passado, 24.000 pessoas participaram. Os organizadores pretendem devolver o dinheiro para quem comprou ingressos.
Em Waukegan, um subúrbio ao norte da cidade, o desfile “Fiestas Pátrias”, que seria realizado no domingo (14.set.2025) foi transferido para a 4ª feira seguinte (16.set).
A organizadora do desfile, Margaret Carrascos, disse que o adiamento é por causa de possíveis ações de agentes federais contra migrantes ilegais. “Eles estão se preparando há algum tempo. Fomos informados de que haverá um grande ataque à comunidade”, disse Carrascos.
O objetivo dos organizadores é evitar grandes concentrações de mexicanos e descendentes nas quais os agentes possam procurar migrantes ilegais.
Houve protestos no sábado (6.set) na região central de Chicago contra a repressão de Trump a migrantes ilegais. Os manifestantes fizeram uma passeata diante da Trump Tower, edifício construído por empresa do presidente.
Trump postou no sábado um meme em que diz “I love the smell of deportations in the morning” (“Eu adoro o cheiro de deportações pela manhã”, em português) em referência à expulsão de migrantes ilegais no país.