A Meta anunciou na 3ª feira (14.out.2025) que as configurações de segurança das “Contas de Adolescente” no Instagram vão começar a seguir as mesmas regras da classificação indicativa PG-13.
Isso significa que, por padrão, estarão disponíveis para menores de 18 anos na rede social apenas conteúdos semelhantes aos de um filme recomendado para pessoas a partir dos 13 anos de acordo com a classificação PG (Parental Guidance). Este sistema de classificação indicativa foi criado pela MPA (Motion Picture Association), associação que representa estúdios de cinema e TV nos Estados Unidos.
As “Contas de Adolescente” no Instagram foram criadas em 2024 para proteger adolescentes de conteúdos inadequados.
“Decidimos alinhar nossas políticas a um padrão independente com o qual os pais já estão familiarizados, e revisamos nossas diretrizes de conteúdo para essa idade com base nas classificações de filmes PG-13. Embora haja diferenças entre filmes e redes sociais, fizemos essas mudanças para que a experiência dos adolescentes na configuração 13+ seja equivalente a assistir a um filme PG-13”, declarou a Meta, dona do Instagram, em nota oficial.
A empresa afirmou que vai ocultar “publicações com linguagem forte, certos desafios arriscados e outros conteúdos que possam incentivar comportamentos potencialmente prejudiciais, como posts mostrando acessórios para consumo de maconha”.
Os adolescentes não conseguirão seguir e interagir com contas que compartilhem conteúdo inadequado para a idade. Enviar ou receber mensagens diretas dessas contas ou ver os comentários delas em outras postagens será proibido. O Instagram também vai bloquear uma gama maior de termos adultos, como “álcool”.
As novas configurações de conteúdo já começaram a ser implementadas gradualmente nas “Contas de Adolescente” nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá, antes de se tornarem disponíveis globalmente em 2026. Proteções adicionais de conteúdo apropriado para adolescentes também devem ser aplicadas no Facebook.
Segundo o comunicado da Meta, a configuração não poderá ser modificada sem a permissão dos pais. Os adultos que preferirem controles extras também poderão escolher uma configuração mais restritiva, chamada “Conteúdo Limitado”.
“Esperamos que essa atualização tranquilize os pais de que seus filhos verão conteúdos seguros e apropriados para a idade no Instagram, ao mesmo tempo em que os pais terão mais formas de moldar a experiência de seus filhos adolescentes”, disse a Meta.