Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia

Ruby - agora com 10 anos - descobriu um câncer raro depois de um desmaio na escola, em Grimsby, Inglaterra, em 2020.

Ruby Leaning foi diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda em 2020, quando tinha apenas seis anos. Depois de vários testes, a sua irmã, então com dois anos, Mabel Leaning, surgiu como uma "combinação perfeita" e a doação da medula acabou salvando a sua vida.

Segundo o SWNS, um serviço de notícias britânico, citado pela Fox News, Ruby - agora com 10 anos - descobriu o câncer raro depois de um desmaio na escola, em Grimsby, Inglaterra, em 2020.

Quando precisou de um transplante urgente, os médicos descobriram que Mabel era a candidata perfeita. "Não esperávamos que ela fosse compatível, mas felizmente era. Nem acreditamos na nossa sorte", contou a avó das meninas, Amanda Fawcett.

A doação de medula de Mabel fez com que o câncer de Ruby entrasse em remissão e, em 2022, a menina ficou livre da doença. "Mabel salvou a vida de Ruby com certeza", acrescentou. 

"É uma menina de 10 anos feliz, normal e saudável que adora nadar, dançar e ter aulas de piano", contou a avó.

Amanda afirmou ainda que a neta foi diagnosticada no meio da pandemia da Covid-19, o que deixou a situação ainda mais difícil para a família, uma vez que não conseguiam acompanhar a menina. "É o pesadelo de todos os pais e avós. Eu estava no quarto com a mãe dela quando descobrimos. Naquele momento parece que ninguém consegue entender nada. Foi de partir o coração", recordou.

Katharine Patrick, médica no Sheffield Children's NHS Foundation Trust, esclareceu que a maioria das crianças com leucemia linfoblástica aguda (LLA) pode ser tratada apenas com quimioterapia. "No entanto, a forma rara de LLA de Ruby significava que ela também precisava de um transplante de medula óssea para melhorar", afirmou.

"Quando a leucemia de Ruby não respondeu bem à quimioterapia, ela recebeu um medicamento relativamente novo chamado blinatumomab, que permitiu realizar o transplante de medula óssea", destacou.

A médica considerou ainda a doação de medula por parte de Mabel Leaning "maravilhosamente corajosa", uma vez que tinha apenas dois anos. "Estamos muito satisfeitos com o progresso de Ruby e desejamos tudo de bom nas próximas etapas", afirmou.

Leia Também: 200 manifestantes pró-palestinos são detidos em universidades dos EUA

Artigos Relacionados: