• Sexta-feira, 20 de junho de 2025

Maratona do Rio tem recorde de patrocínios

Edição de 2025 do maior festival de corridas da América Latina terá 60 ativações e estreia de casas de apostas, com 35 marcas entre patrocinadoras e parceiras.

A Maratona do Rio reúne 35 marcas patrocinadoras e parceiras na edição de 2025, com recorde de 10.000 produtos licenciados, quase o dobro do ano anterior. O evento, que começou na 5ª feira (19.jun.2025) com a prova de 5 km no Aterro do Flamengo, segue até domingo (22.jun.2025). A expectativa é reunir 60.000 corredores, um aumento de 33% em relação a 2024, quando foram 45.000 participantes.

O crescimento da Maratona do Rio transformou o evento em uma plataforma de negócios para empresas de diversos segmentos. A quantidade de produtos licenciados expandiu sua presença para além do mercado esportivo tradicional.

“A marca chega ao ápice de maturidade, onde queríamos chegar. É um processo, claro, porque não queremos fazer sempre a mesma prova. A gente quer melhorar e crescer”, afirma Claudio Romano, vice-presidente de marketing e negócios da Dream Factory, organizadora da prova com a Spiridon.

A programação incluiu a corrida de 10 km realizada na manhã desta 6ª feira (20.jun.2025), também no Aterro do Flamengo. No sábado (21.jun.2025), é a vez da meia maratona (21km), com largada às 6h na praia do Leblon. No domingo (22.jun), a prova principal de 42 km começa às 5h, novamente no Aterro.

A arena do evento inclui a Casa Maratona, o Bosque e o Village, áreas destinadas às atividades pós-prova, em que estão concentradas aproximadamente 60 ativações de marcas parceiras. Em 2024, o evento atraiu cerca de 135.000 pessoas, gerou 2.800 empregos diretos e indiretos e produziu impacto financeiro de R$ 355 milhões no município do Rio. Dados da organização indicam que 81% dos participantes vêm de fora do Estado.

A Maratona do Rio ocupa a 11ª posição entre as mais valiosas do mundo, segundo análise da Brand Finance, consultoria internacional especializada. O estudo considerou pesquisas de mercado, percepção do público e impacto econômico, destacando a “ótima localização, a acessibilidade e o impacto positivo na comunidade local”.

A Casa Maratona registrou grande movimento na 4ª feira (18.jun.2025), o 1º dia de retirada dos kits, com filas de aproximadamente uma hora para pagamento e diversos itens esgotados. Entre os produtos mais procurados estavam shorts, jaquetas corta-vento e camisetas finisher.

A Adidas, patrocinadora desde 2020, ampliou sua presença com produtos licenciados exclusivos, seguindo modelo já implementado em provas internacionais como Boston e Berlim. Bárbara Ikari, gerente sênior de marketing da Adidas Brasil, explica que a empresa buscou trazer para o Brasil uma experiência semelhante à oferecida nas principais maratonas mundiais: “A Maratona do Rio é uma brand love, igual a Adidas. Mas, a gente não esperava que virasse o que virou nos últimos anos”.

A Yopp Óculos Esportivos, em seu 3° ano de parceria com o evento, produziu 10.000 itens licenciados para a edição atual.

Felipe Cusnir, sócio-diretor da empresa, declara que os produtos da Maratona do Rio são “consumidos durante o ano inteiro, é um produto atemporal”.

A Pink Cheeks, no 2° ano de parceria, expandiu sua participação desenvolvendo produtos licenciados pela 1ª vez, tornando-se “o protetor solar oficial” da prova. Para esta edição, a marca também lançou um spray antiatrito e uma nova cor de blush à prova d’água.

A cofundadora da marca, Gisele Violin, afirma que o evento possibilita que a marca se aproxime de um público “apaixonado por corrida, por hobby ou por profissão”.

Por: Poder360

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