• Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Manejo nutricional adequado contribui para a prevenção da Síndrome Metabólica Equina

Previna a síndrome metabólica equina com manejo nutricional equilibrado. Especialista detalha como carboidratos e prevenção garantem saúde e performance animal.

Especialista da ADM aponta importância do equilíbrio de carboidratos e da atenção à prevenção como pontos fundamentais para evitar doença que afeta o desempenho e bem-estar dos cavalos São Paulo, dezembro de 2025 – A síndrome metabólica equina tem se tornado um tema cada vez mais presente na rotina de criadores, treinadores e médicos-veterinários. Caracterizada por um conjunto de distúrbios metabólicos associados à resistência à insulina, a condição pode estar relacionada a outras alterações como hipotireoidismo, PPID (síndrome de Cushing), obesidade e laminites, com a inflamação dos cascos. Esse cenário evidencia a necessidade de promover a conscientização sobre o manejo nutricional adequado, não apenas como forma de tratamento, mas principalmente de prevenção. Segundo Natalia Schmidt, média veterinária da ADM e especialista em equinos, nos últimos anos tem crescido a percepção de que carboidratos solúveis e amido seriam prejudiciais à dieta dos equinos, embora sejam indispensáveis em provas de velocidade, junto a fibras e óleos para fornecer energia durante o treinamento. “Estudos científicos apontam que o equilíbrio é fundamental, sendo que níveis moderados de carboidratos na dieta (17,8% entre forragem e concentrado) são essenciais para repor o glicogênio muscular, especialmente em atividades de alta demanda energética“, explica.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Fazenda Tapuio mira liderança ao dobrar produção de queijo de búfala até 2027
    A alimentação balanceada, sem excesso de carboidratos não estruturais, quando combinada a exercícios físicos diários para melhorar a sensibilidade à insulina, são fatores preventivos que devem ser considerados para o bem-estar dos animais. Com isso, o amido não deve ser eliminado da dieta, mas administrado com critério, sendo que especialistas recomendam o fornecimento de até 1g/kg de peso vivo por trato, diretriz seguida em formulações de nutrição voltada aos equinos, como é o caso da Royal Horse, marca de nutrição animal da ADM, líder global em comercialização de grãos, insumos e nutrição animal. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Mais de duas décadas de inovação e prevenção Diante da necessidade de combater um dos problemas mais comuns aos criadores de equinos, como é o caso da condição multifatorial que afeta o metabolismo, a Royal Horse introduziu no mercado brasileiro há mais de 20 anos o conceito de equilíbrio dos carboidratos de forma preventiva. As soluções podem ser aplicadas desde a gestação da égua até a fase adulta do cavalo atleta, sendo formuladas com níveis adequados de carboidrato para cada etapa da vida, aliados a mais gorduras como fonte de energia. “O foco deve estar na prevenção por meio do manejo nutricional equilibrado e não apenas no tratamento de doenças quando já instalada. Existem soluções para garantir aportes energéticos, garantindo performance e saúde metabólica. Fomos a primeira empresa no Brasil a incluir polpa de beterraba em rações para equinos e que trouxe o conceito de alta gordura, o que permite a redução do teor de carboidratos sem comprometer o desempenho dos animais“, finaliza Natalia. Sobre a ADM A ADM desbloqueia o poder da natureza para enriquecer a qualidade de vida. Somos um gestor e processador essencial da cadeia de suprimentos agrícola global, proporcionando segurança alimentar ao conectar necessidades locais com capacidades globais. Somos um fornecedor de nutrição humana e animal de ponta, oferecendo um dos portfólios mais amplos da indústria de ingredientes e soluções provenientes da natureza. Somos pioneiros em saúde e bem-estar, com uma linha líder no setor de produtos para consumidores que buscam novas maneiras de viver de forma mais saudável. Somos inovadores de ponta, orientando o caminho para um futuro de novas soluções bio-based para consumidores e indústrias. E estamos liderando esforços de sustentabilidade orientados pelos negócios, que apoiam um setor agrícola forte, cadeias de suprimentos resilientes e uma bioeconomia vasta e crescente. Ao redor do mundo, nossa expertise e inovação estão atendendo a necessidades críticas, desde a colheita até a mesa. Saiba mais em www.adm.comVEJA MAIS:
  • Bens protegidos na recuperação judicial: o que o produtor rural precisa saber
  • Controle de insetos na soja muda com avanço do manejo integrado. Entenda como funciona
  • ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: