Malta quer expandir relações com o Brasil e pede abertura de embaixada
Brasil e Malta possuem laços diplomáticos há 50 anos, mas embaixada brasileira ainda não foi inaugurada no país europeu
O governo de Malta pretende expandir as relações diplomáticas com o Brasil, por meio da abertura de uma embaixada brasileira no país. O pedido foi feito pelo durante evento em comemoração ao 61º aniversário da independência do país nessa quarta-feira (10/9).
A comemoração também relembrou os 50 anos do estabelecimento das relações entre Malta e Brasil, formalizadas em 1975.
Apesar dos laços entre as duas nações, Malta só abriu sua representação diplomática no território brasileiro em 2022 — a primeira embaixada do país na a ser inaugurada.
Enquanto isso, o Brasil ainda não possuí embaixada ou consulado em Malta. O embaixador brasileiro designado para o país é o mesmo chefe da representação diplomática na Renato Mosca de Souza, que fica baseado na capital do país, Roma.
Leia também
Localizado no sul da Europa, Malta possuí um território de 316 km², e é um dos menores países do continente.
No último ano, a balança comercial do Brasil com o país ficou na casa dos US$ 322,4 milhões, sendo o petróleo brasileiro o produto mais exportado para Malta.
Na tentativa de aumentar o comércio com o Brasil, o governo maltês fez uma proposta que pretende transformar o país em uma nova porta de entrada para os produtos brasileiros no continente e no norte da através de portos malteses.
Por: Metrópoles