• Sábado, 13 de dezembro de 2025

Mais 14 brasileiros que saíram de Israel chegam ao Brasil nesta 6ª

Grupo inclui secretários e o governador de Rondônia; o retorno se dá depois de escalas na Jordânia e no Qatar.

Um grupo de autoridades brasileiras que estava retido em Israel depois da escalada do conflito com o Irã chegou ao Brasil nesta 6ª feira (20.jun.2025) em voos comerciais, segundo a Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Eles cruzaram a fronteira por via terrestre na 5ª feira (19.jun) e chegaram à Jordânia. De Amã, capital do país, embarcaram com destino ao Brasil. O trajeto inclui escala em Doha, no Qatar, antes de chegarem ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

O grupo faz parte de delegações da Expo Muni e do Consórcio Brasil Central que viajou a convite do governo israelense.

Na 5ª feira (19.jun), o governador de Rondônia, Marcos Rocha, publicou em seu perfil do Instagram que o seu grupo já havia chegado à Jordânia por volta das 15h (horário de Brasília). Ele agradeceu ao embaixador brasileiro no país e ao governo de Israel pelo “suporte”.

“Foram dias de muita tensão e momentos difíceis, inclusive com ataques de mísseis e a necessidade de nos abrigarmos em bunkers. Mas, em todos os instantes, Deus nos protegeu e seguimos firmes”, disse.

Assista:

A operação é conduzida com apoio das embaixadas brasileiras no Oriente Médio. Segundo a Comissão de Relações Exteriores do Senado, por razões de segurança, detalhes logísticos e horários não foram divulgados.

Lista das autoridades que chegam nesta 6ª feira (20.jun):

Na 4ª feira (18.jun), 12 autoridades retornaram ao Brasil. Nesta 6ª feira (20.jun), outro grupo embarcará da Jordânia para o Brasil. Inclui:

Leia mais sobre a escalada de conflitos entre Israel e Irã:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: