A Luckin Coffee, maior rede de cafés da China, lançou uma campanha de marketing que homenageia o Brasil. A “Brazil Season” tem como objetivo promover os grãos brasileiros do tipo arábica que a cafeteria chinesa importa do Brasil.
A campanha consiste em copos e embalagens estilizados com temática brasileira: cores azul, amarelo e verde, florestas e animais. O carro-chefe da campanha é o café “Samba”.
O principal destaque da campanha publicitária são as capivaras. Esses animais são muito populares na China e as propagandas da “Brazil Season” contam com animações de capivaras dançando.
A campanha também oferece aos clientes uma capivara de pelúcia. Outro brinde é um chaveiro verde e amarelo com um desenho de café.
A Luckin Coffee é a maior cafeteria da China com mais de 20.000 unidades espalhadas pelo país. Fundada em 2017, a marca teve uma rápida expansão com um modelo de negócios mais digitalizado. Algumas unidades da companhia são só para a retirada dos pedidos já feitos via aplicativos.
Em novembro do ano passado, a Luckin Coffee fechou a compra de 240 mil toneladas de café brasileiro. A transação foi avaliada em R$ 8 bilhões.
O mercado de cafés na China tem tido um crescimento exponencial na última década. Antes dominado pelo chá, o café caiu no gosto dos chineses e diversas marcas chineses agora disputam esse mercado bilionário.
No início do mês, o Starbucks vendeu –por R$ 21,5 bilhões– 60% de sua participação na China para uma empresa chinesa na tentativa de competir com as cafeterias locais que vêm ganhando cada vez mais espaço.





