Maduro ordena mobilização de 25 mil militares para se defender dos EUA
A ordem de Maduro é um reforço à implantação militar presente nas costas venezuelanas
ordenou a mobilização de 25 mil militares para proteger a “soberania nacional” no contexto do avanço de , que navegam em águas internacionais, no Caribe. Maduro fez o anúncio da imposição militar nesse domingo (7/9), por meio das redes sociais.
“Ordenei a implantação de 25 mil homens e mulheres da nossa gloriosa Força Armada Nacional Bolivariana (FANB)” escreveu maduro, complementando que os militares seriam usados para uma operação. “Esta mobilização tem como objetivo primordial a defesa da soberania nacional, a segurança do país e a luta pela paz.”
A ordem de Maduro é um reforço à presença militar nas costas venezuelanas.
A imposição militar da Venezuela acontece após o ataque dos EUA a uma embarcação no Caribe. A ofensiva deixou 11 mortos e o governo Trump afirma que o barco era composto por “narcoterroristas” venezuelanos da facção Tren de Aragua. Os EUA argumentam que a investida tem como propósito acabar com o narcotráfico.
Vladimir Padrino López, ministro da Defesa venezuelano, foi responsável por informar a medida militar de Maduro e negou a existência de cultivos ilícitos provenientes da Venezuela. Ele ainda afirmou que o país “sempre enfrentou” a rota de narcotráfico que passa por costas venezuelanas. López também comentou sobre soberania.
“Ninguém vai vir fazer o trabalho por nós. Ninguém vai pisar esta terra para fazer o que nos corresponde a fazer. Nós, então, estamos em perfeita sintonia com o povo e seu desejo de paz e de vitória. Paz e vitória. Assim, que nós venceremos. Até a vitória sempre, povo da Venezuela”, disse López.
Por: Metrópoles