Luiz Inácio Lula da Silva retornará na 4ª feira (19.nov.2025) a Belém para participar da COP30. A conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas está em sua semana final, com término marcado para 6ª feira (21.nov).
A mensagem foi transmitida em carta lida pela ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, no domingo (16.nov.2025). No documento, Lula anuncia que vai se encontrar com o secretário-geral da ONU, António Guterres.
O presidente esteve na capital paraense para a Cúpula dos Líderes, que antecedeu o início oficial da conferência, em 10 de novembro. “Voltarei a Belém no dia 19 de novembro para encontrar o Secretário Geral da ONU em um esforço conjunto para fortalecer a governança do clima e do multilateralismo“, afirmou Lula na carta.
O presidente também comentou que vai participar de reuniões com vários países, representantes da sociedade civil, povos indígenas e populações tradicionais, além de governadores e prefeitos. Mas não vai ficar para o encerramento.
A nova ida do presidente se dará depois de protestos contra grandes empreendimentos em territórios indígenas. Os manifestantes pediram, por exemplo, a suspensão da Ferrogrão e reforçaram a demanda por demarcação de terras.





