• Sábado, 13 de dezembro de 2025

Lula privilegia o Sudeste em viagens nacionais em 2025

Presidente foi apenas 3 vezes para o Sul e Centro-Oeste; Nordeste e Norte ficam receberam 13 e 14 viagens do petista.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou a agenda doméstica em 2025, ano pré-eleitoral. Realizou 68 viagens pelo país. O petista esteve fora de Brasília em 72 dias. Mais da metade dos compromissos foram realizados na região Sudeste, repetindo um padrão dos anos anteriores. Em 2025, Lula também visitou mais vezes o Nordeste e o Norte. Foram 13 e 14 viagens para cada região, respectivamente. O Sul e o Centro-Oeste ficaram escanteados e contaram com a presença do governante em apenas 3 ocasiões, cada. 

Lula realizou, em média, uma viagem por semana. O foco foi a consolidação de programas federais, anúncios de investimentos em infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento regional. Compromissos partidários também integraram a agenda de compromissos. 

Desde 2023, no 1º ano de seu 3º mandato, Lula prioriza compromissos no Sudeste. A região concentra o maior número de eleitores, com 66 milhões, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Já o Nordeste é a única região em que o petista venceu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2022. A região tem 43 milhões de eleitores. 

São Paulo lidera a lista, com 10 visitas ao longo do ano, seguida do Rio de Janeiro e de Belém, ambas com 6 viagens cada. 

No caso da capital paraense, a frequência está diretamente ligada à preparação e à realização da COP30. Foram 5 viagens no total relacionadas a cúpula do clima. A preparação do evento incluiu visitas para inaugurar obras e ampliar a infraestrutura da cidade-sede, fortalecendo a presença federal na região amazônica.

Belo Horizonte aparece em seguida, com 5 viagens, consolidando-se como um dos principais polos de anúncios e eventos do governo federal. 

Lula tenta construir um palanque robusto em Minas Gerais para o pleito de 2026. Mas tem encontrado dificuldades. O petista sonha com a candidatura ao governo do Estado do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas o senador resiste. Já disse que deixará a política e a vida pública. 

Na 5ª feira (11.dez), Lula disse ainda não ter desistido de Pacheco. Caso não o convença, as opções que o PT tem são menos competitivas e podem deixar o petista com um palanque fraco no Estado, que historicamente é decisivo para as eleições presidenciais. 

Outras capitais tiveram presença mais pontual do presidente. Recife, Fortaleza e Salvador registraram 2 visitas cada uma, enquanto Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá e Goiânia receberam Lula em apenas uma ocasião. 

A análise das agendas mostra que o programa mais recorrente nas viagens de Lula é o Novo PAC, especialmente na modalidade PAC Seleções 2025. O presidente participou de anúncios, lançamentos ou entregas vinculadas ao programa em diferentes cidades, como São Paulo, Belo Horizonte, Montes Claros e Osasco. 

Na sequência, aparecem com frequência programas sociais e de políticas públicas estruturantes, como o Minha Casa, Minha Vida e entregas na área da saúde.

Também há recorrência de agendas ligadas à indústria e investimentos produtivos, com visitas a fábricas, anúncios empresariais e contratos na área naval, automotiva e energética.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: