• Segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Lula pede cooperação global e ação climática na Ásia

Presidente defende "mundo multipolar" e disse que "não é hora de abandonar o Acordo de Paris".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 2ª feira (27.out.2025) que o fortalecimento do multilateralismo e a ampliação da cooperação entre o Brasil e os países da Ásia do Leste são essenciais para enfrentar os desafios geopolíticos e ambientais deste século. O discurso foi feito na abertura da Cúpula da Ásia do Leste, em Kuala Lumpur, na Malásia. Leia a íntegra (PDF – 66 kB). 

Lula destacou o papel da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) como “fator de equilíbrio” nas transformações globais e disse que o Brasil respeita e apoia o princípio da centralidade da entidade. “A Asean e o Brasil são antípodas na geografia, mas não em sua visão de mundo”, afirmou. 

O petista defendeu um “mundo multipolar”, que, segundo ele, é mais propício à paz do que um planeta dividido por rivalidades estratégicas. Disse ainda que a cooperação é “mais promissora para a prosperidade do que a competição”.

O presidente declarou que o Brasil quer ampliar o diálogo com o Sudeste Asiático e com o Mercosul para integrar cadeias produtivas e diversificar relações comerciais.

Lula também afirmou que o Brasil conta com o apoio da Ásia do Leste para “fortalecer as respostas multilaterais à mudança do clima”. Ele falou sobre duas iniciativas do governo para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que será realizada em Belém em novembro deste ano. A 1ª é a Declaração para Quadruplicar o uso de Combustíveis Sustentáveis até 2035. A 2ª é o TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre), que visa a remunerar países que preservam biomas como a Amazônia.

O presidente brasileiro voltou a dizer que a cúpula será “a COP da verdade” e declarou que, mesmo com os novos compromissos climáticos, o planeta ainda caminha para um aumento de temperatura superior a 2 ºC. “Não é hora de abandonar o Acordo de Paris. Sem ele, perderemos nossa bússola”, disse.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: