• Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Lula orienta ministros a pedirem voto de senadores para Messias

Presidente diz que indicação do advogado-geral da União para o STF foi por mérito e não por amizade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma brincadeira nesta 4ª feira (17.dez.2025) ao conclamar seus ministros a telefonarem para senadores e pedirem votos para a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao STF (Supremo Tribunal Federal).

“Quem tiver um senador amigo, não deixe de ligar para desejar um Feliz Natal e pedir voto para o Messias”, disse Lula ao encerrar a última reunião ministerial de 2025. O encontro foi realizado na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República.

Depois de provocar alguns risos entre os presentes, Lula disse que gostaria de esclarecer que indicou Messias para o lugar de Roberto Barroso na Corte por mérito e não por amizade.

“Não indiquei o Messias porque ele é meu amigo. Indiquei porque é um grande advogado e o país tem gratidão pelo o que ele fez em defesa da presidente Dilma [Rousseff]. Desde lá ele continuou sendo leal. A indicação dele é por mérito, não é por amizade”, disse.

Lula indicou Messias para o cargo em 20 de novembro. Ele precisa agora passar por sabatina no Senado e ter seu nome aprovado pelos senadores. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), havia marcado a votação para 10 de dezembro, mas a cancelou após pressão do Planalto pelo adiamento. A votação será realizada no início de 2026.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: