Lula no Japão: Embraer assina venda de 15 jatos para empresa japonesa
Contrato assinado com a companhia aérea japonesa All Nippon Airways (ANA) prevê a possibilidade de aquisição de mais cinco aeronaves
O governo brasileiro anunciou a venda de 15 jatos modelo E-190 da para a companhia aérea japonesa All Nippon Airways (ANA). O contrato foi fechado durante a visita da comitiva brasileira ao Japão, comandada pelo presidente , e prevê a possibilidade de aquisição de mais cinco aeronaves.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o acordo gira em torno de cerca de R$ 10 bilhões em investimentos. “Significa o equivalente a quase 10 bilhões de reais em investimentos que a companhia aérea japonesa está fazendo na Embraer. Esse trabalho comercial que está sendo feito hoje, do governo do presidente Lula com a , tem sido importante e estratégico para o desenvolvimento da aviação brasileira”, afirmou o titular da pasta.
Costa Filho também disse que o governo negocia para que o setor de aviação japonês passe a utilizar o Combustível Sustentável de Aviação (SAF), apelidado de “Combustível do Futuro” em suas operações. Trata-se de um produto sustentável, alternativo ao combustível de origem fóssil tradicionalmente usado na aviação.
“As companhias aéreas japonesas têm total interesse em poder voar através do SAF e o Brasil tende a ser, no futuro, um grande exportador desse combustível”, destacou.
Além disso, o ministro afirmou que o governo pretende rediscutir um acordo de cooperação da década de 60 para ampliar a presença de companhias japonesas no Brasil.
“Há 14 anos que não há voos diretos do Japão para o Brasil e nós queremos cada vez mais ampliar essas rotas de voos de aviões japoneses, voando para o Brasil”, pontuou Silvio Costa Filho.
Por: Metrópoles