• Domingo, 3 de agosto de 2025

Lula: não esqueci o que aconteceu no mensalão e na Lava Jato

Em evento do PT neste domingo (3.ago), o presidente declara que não pode governar “com o coração magoado” e “com ódio”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste domingo (3.ago.2025)  não pode governar com ressentimento, mas que não esqueceu do mensalão e da Lava Jato. O chefe do Executivo lembrou de quando parte da população e do Congresso pedia o fim da legenda.

Vocês estão lembrados do que aconteceu conosco no mensalão”, afirmou o presidente no 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília (DF). “A gente não toca no assunto, mas ninguém esqueceu. Eu não esqueci o que aconteceu comigo na Lava Jato, mas eu não posso voltar para governar com o coração magoado, com ódio”, declarou.

No começo do discurso, Lula saudou alguns dos envolvidos no mensalão e na Lava Jato: Delúbio Soares, João Vaccari Neto e José Dirceu.

E eu queria dizer para vocês que eu estou feliz que o companheiro Delúbio está presente aqui nessa plenária. Estou feliz que acho que o Vaccari está aqui nessa plenária. Acho extremamente importante a volta do Zé Dirceu para a direção nacional do PT”, disse Lula.

Delúbio é ex-tesoureiro do PT. Foi condenado pela Lava Jato e preso. Em 2023, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou a condenação, por entender que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para processar e julgar as acusações contra ele. Na época do mensalão, ele chegou a ser expulso do PT, mas voltou em 2011.

Vaccari Neto também foi tesoureiro do PT. Foi preso por 4 anos pela Operação Lava Jato. Em janeiro de 2024, teve a condenação anulada pelo ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Dirceu também foi preso na Lava Jato e teve as condenações anuladas.

Lula cobrou a sigla para que esta reconheça seus erros e não fique apenas exaltando o partido.

Quando a gente faz a exaltação do PT é muito bonito porque a gente conquista aplausos, mas se a gente também não comentar os erros que nós fizemos, a gente pode continuar cometendo esses erros”, disse.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: