O Ministério da Defesa confirmou nesta 6ª feira (14.nov.2025) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gastou R$ 345.013,56 na operação que trouxe a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia ao Brasil. A informação foi enviada em resposta a um requerimento apresentado pelo líder do Novo na Câmara, Marcel van Hattem (Novo-RS). Eis a íntegra (PDF – 646 kB).
O documento fornece dados específicos sobre a missão conduzida pela FAB (Força Aérea Brasileira), incluindo o tipo de aeronave, a composição da tripulação e o itinerário completo. O texto também confirma que o voo foi autorizado por meio de um ofício do MRE (Ministério das Relações Exteriores) e que não houve estimativa prévia de custo antes da execução da missão.
A ex-primeira-dama do Peru desembarcou em Brasília em 16 de abril em um avião da FAB, acompanhada de seu filho menor de idade, depois de o Brasil ter concedido asilo diplomático a ambos. Ela e o marido, o ex-presidente Ollanta Humala (2011-2016), foram condenados pela Justiça peruana a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro durante a campanha eleitoral de 2011.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, a decisão foi formalizada em 15 de abril, com base na Convenção de Asilo Diplomático assinada em Caracas, em 1954, da qual tanto Brasil quanto Peru são signatários. O governo peruano concedeu salvo-conduto para que Nadine e o filho deixassem o país em segurança.





