• Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Lula defende neutralidade do Canal do Panamá, alvo de Trump

Petista elogiou gestão panamenha da hidrovia em Fórum Econômico e disse que integração em infraestrutura não tem ideologia. Leia mais no Poder360.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta 4ª feira (28.jan.2026) a neutralidade do Canal do Panamá, alvo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).

“O Brasil defende a neutralidade do Canal do Panamá, administrado de forma eficiente, segura e não-discriminatória há quase 3 décadas”, afirmou Lula ao discursar no Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe. O petista elogiou a gestão panamenha da hidrovia e disse que “a integração em infraestrutura não tem ideologia”.

Trump já falou em controlar o Canal do Panamá e que navios norte-americanos deveriam ter passagem gratuita.

O presidente do Panamá, José Raúl Mulino (Realizando Metas, direita), anfitrião do fórum em que Lula discursou, já rejeitou as exigências de Trump. Afirmou em janeiro que “cada metro quadrado” do canal permaneceria sob soberania panamenha.

Cerca de 7 milhões de toneladas de exportações do Brasil passam pelo Canal do Panamá anualmente. O país tem interesse direto na manutenção do canal aberto e neutro para assegurar o fluxo comercial.

Leia outros assuntos abordados por Lula em seu discurso:

O Fórum reúne chefes de Estado da região, incluindo os presidentes da Colômbia, Bolívia, Equador e Guatemala, além do presidente eleito do Chile, José Antonio Kast. Após o discurso, Lula terá reunião bilateral com Mulino, no Palácio de las Garzas.

Assista à íntegra do discurso de Lula (48min32):

Por: Poder360

Artigos Relacionados: