• Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Lula anuncia rede de hospitais com IA e financiamento de R$ 1,7 bi

Financiamento do Banco do Brics vai viabilizar hospital público digital, com uso intensivo de tecnologia no atendimento. Leia mais no Poder360.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta 4ª feira (7.jan.2026) a criação da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes, com uso intensivo de IA (inteligência artificial), integração digital do atendimento e investimentos em alta complexidade.

Lula afirmou que a nova rede amplia o acesso da população mais pobre à alta tecnologia. “O povo não tem avião. Ele tem o ônibus, depois o Samu. Agora precisa ter acesso à inteligência artificial para melhorar a vida”, disse.

Na cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, Lula também assinou o contrato de R$ 1,7 bilhão com o NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), o Banco do Brics, presidido por Dilma Rousseff, que financiará parte central do projeto.

Assista à cerimônia:

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes será implantada em 3 eixos, com foco na ampliação do acesso à alta complexidade, redução do tempo de espera e uso intensivo de tecnologia no atendimento.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: