O livro “Cantos de Amor e Saudade - A história de Cáceres”, que resgata a memória da cidade do interior de Mato Grosso, será lançado nesta quarta-feira (18.6), às 18h, na Biblioteca do Sesc Arsenal em Cuiabá. A iniciativa é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Prêmio Literatura Mato Grosso da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
"Fico muito feliz por ter a possibilidade de reeditar este livro, que desde o primeiro momento só me trouxe alegrias, a começar pela amizade com dona Estella, uma pessoa admirada por todos que a conheceram”, ressalta a autora e jornalista, Martha Baptista. “O livro ganha uma importância maior pelo fato de todas as fontes ouvidas para a sua elaboração já não estarem entre nós”.
No final da década de 1990, Estella Rodrigues Ambrósio recebeu a jornalista Martha Baptista para longas conversas nas quais relembrou seus quase 90 anos de vida. E o que era para ser simplesmente a biografia de uma senhora elegante, que trocou a capital federal do início do século 20 por uma cidade no interior do país, alcançou um novo patamar, graças à memória de vários cacerenses que contribuíram para a elaboração do livro.
A protagonista Estella Rodrigues Ambrósio faleceu em 26 de outubro de 2000 aos 93 anos; o professor Natalino Ferreira Mendes, que enriqueceu o registro com seu conhecimento histórico, também já faleceu. Assim como todos os personagens mencionados nas quase 200 páginas do livro.
Além disso, relatos sobre festividades populares, como as cavalhadas e as touradas, que não acontecem mais em Cáceres, dão um sabor especial à obra, que resgata o testemunho de antigos moradores sobre acontecimentos marcantes.
Outro aspecto importante da obra são as fotos garimpadas em acervos públicos e particulares que tornam essa viagem ao passado ainda mais especial.
“Este livro vem cumprindo sua missão de resgatar parte da história do sudoeste mato-grossense e conseguiu despertar a atenção de leitores de outras regiões. Estava na hora de novos leitores terem a oportunidade de conhecer a história de Cáceres e de personagens como vó Estella”, conclui a autora.
Na noite de lançamento, o clima pantaneiro será lembrado por meio de canções interpretadas pelo músico e compositor cacerense Henrique Maluf, e pelas cantoras Vera Capilé, Toshiko Rios e Marta Neder.
Serviço: Lançamento da reedição da obra “Cantos de Amor e Saudade – A história de Cáceres”
Data: Quarta-feira (18.6)
Local: Espaço do Saber, na Biblioteca do Sesc Arsenal
Horário: a partir das 18h