A operação Contenção foi deflagrada na 3ª feira (28.out) nos complexos do Alemão e da Penha, que reúnem 26 comunidades na zona norte do Rio. A ação, que teve como alvo a facção CV (Comando Vermelho), tornou-se a mais letal da história do país ao terminar com 121 mortos. Dentre eles, 4 são policiais, incluindo o chefe da 53ª DP (Delegacia Policial de Mesquita), Marcus Vinicius.
Na operação, os agentes apreenderam: 118 armas (91 fuzis, 26 pistolas e 1 revólver); 14 artefatos explosivos; carregadores, munições e drogas (ainda não há uma contagem oficial).
Eis um balanço da operação Contenção, de acordo com dados da Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro:
Em relação aos 113 presos durante a operação, cerca de 40% não são do Rio de Janeiro. A Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que há suspeitos de 8 Estados fora do Rio, incluindo Pará, Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso e Espírito Santo.
O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, detalhou, citando os apelidos, que entre os mortos na operação estavam chefes do tráfico de diferentes Estados:
Entre os 117 que morreram, 39 são de outros Estados:
A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou a lista parcial dos mortos durante a operação Contenção. Dos 117 mortos, 99 foram identificados.
As autoridades estaduais afirmaram que todos têm histórico criminal: 42 com mandados de prisão em aberto e 78 com históricos de crimes graves, como homicídio, tráfico e roubo. A perícia ainda identificará mais 18 corpos.
Eis a lista parcial:
O MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) apresentou denúncia contra 68 pessoas por associação ao tráfico de drogas. Destas, 3 também respondem por tortura. O documento, divulgado pelo Estadão e obtido pelo Poder360, fundamentou a operação Contenção.
A denúncia reúne nomes da cúpula do CV (Comando Vermelho) e de diferentes níveis da estrutura criminosa. Entre eles está o principal alvo da operação, Edgar Alves de Andrade, conhecido como “Doca”, apontado como líder da facção no Complexo da Penha, zona norte do Rio.
Segundo o MP-RJ, os 68 nomes abaixo integram o Comando Vermelho:
Além de associação ao tráfico, 3 denunciados também respondem por tortura:
Leia mais:








