Leão XIV: peruanos celebram nome de Prevost como novo papa. Vídeo
Robert Prevost atuou no Peru pela Igreja Católica e recebeu nova nacionalidade em 2015 por "profundo amor"
A escolha de como o 267º papa da Igreja Católica nesta quinta-feira (8/5) foi celebrado em muitas partes do mundo. No entanto, o Peru foi um dos locais onde a festa foi mais representativa. O motivo é que, de origem norte-americana, Prevost também tem nacionalidade peruana.
Um vídeo obtido pela agência de notícias Reuters, por exemplo, mostra os sinos a tocar na capital do país, Lima. Além disto, nas ruas o nome do novo , que escolheu se chamar Leão XIV, também foi celebrado, sobretudo na porta de templos da Igreja Católica.
Sinos badalam em Lima, no Peru:
A presidente peruana, Dina Boluarte, afirmou que o fato de Prevost ter adquirido a nacionalidade peruana se deve ao “profundo amor” que ele tem pelo país.
“Ele se tornou cidadão peruano em 2015 como expressão de seu profundo amor pelo Peru, país onde dedicou grande parte de sua vida religiosa a servir aos pobres. Em nossas terras, ele semeou esperança, caminhou ao lado dos mais necessitados e compartilhou as alegrias do nosso povo”, disse o presidente em um discurso sobre Leão XIV nesta quinta, conforme o site de notícias peruano Última Hora.
O povo exibiu nas ruas imagens de Prevost como uma demonstração de apreço pela figura do cardeal que serviu à igreja no país.
“Deus, que maravilha. O novo papa viveu e dedicou muitos anos de sua vida ao Peru, Chiclayo, a terra maravilhosa dos meus pais. Bênçãos, Chiclayo. Bênçãos Peru. Viva o nosso Leão XIV. Amém”, escreveu, por exemplo, a cantora Eva Ayllón.
Primeiro discurso
O papa Leão XIV fez a primeira aparição na quinta, instantes após ter o nome anunciado pelo cardeal francês Dominique Mamberti. A divulgação do novo líder da ocorreu após a fumaça de cor branca informar que havia um nome escolhido para o comando da instituição.
O novo pontífice fez um , mas não se alongou. Apesar da objetividade no texto, Leão XIV falou sobre paz, o legado de Francisco e destacou a necessidade de trabalhar para a construção de pontes e destacou que a igreja deve olhar pelos que mais precisam.
“Queremos ser uma igreja sidonal, uma igreja que caminha, que sempre busca a paz, a caridade, e busca sempre estar próxima, especialmente daqueles que sofrem”, disse na quinta.
Por: Metrópoles