• Domingo, 19 de outubro de 2025

Kassab filia ao PSD vice-governador de MG, Mateus Simões

Evento será em 27 de outubro; em 2026, Mateus vai assumir o governo mineiro porque Romeu Zema deixa a função em abril.

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, deixou o partido Novo para se filiar ao PSD de Gilberto Kassab. O evento de filiação será no dia 27 de outubro, em um hotel de Belo Horizonte.

Simões concorrerá ao governo mineiro em 2026 com o apoio do atual titular do cargo, Romeu Zema (Novo). Zema deixará o comando do Estado em abril, para disputar as eleições –ele se apresenta como pré-candidato ao Planalto, mas pode seguir outro rumo. O vice, portanto, vai às urnas sentado na cadeira de governador.

A filiação de Simões ao PSD mexe na disputa pelo governo de Minas Gerais, 2º maior colégio eleitoral do Brasil, com 16,5 milhões de eleitores. Isso porque Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e Rodrigo Pacheco, senador aliado do presidente, são possíveis candidatos ao comando do Estado e estão filiados ao PSD.

Com Simões no partido de Kassab, as portas se fecham para os dois governistas. Além disso, o apoio do atual governador tende a dar impulso ao vice. Zema tem o governo aprovado por 63,6% dos mineiros, segundo um levantamento da Paraná Pesquisas divulgado no início do mês.

Presidente do PSD, Kassab pode oferecer uma vaga de candidato ao Senado para Silveira ou Pacheco. Se esse cenário se concretizar, a situação será inusitada: Simões, um candidato ao governo de oposição a Lula, e Silveira ou Pacheco disputando o Senado como apoiadores do presidente.

Uma outra opção de Lula para o governo de Minas é Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte. Na 4ª feira (15.out.2025), Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais e ex-presidente do PT, participou de um jantar em Brasília para celebrar a filiação de Kalil ao PDT.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: