• Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Justiça esportiva quer internacionalizar punição a Bruno Henrique

STJD enviará ofício à CBF depois da conclusão do julgamento em 2ª instância.

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) vai solicitar que a punição de 12 jogos aplicada a Bruno Henrique, atacante do Flamengo, seja estendida para competições internacionais, segundo informações do site Globo Esporte.

Atualmente, a suspensão vale apenas para partidas do Campeonato Brasileiro. A solicitação para internacionalização da pena fundamenta-se em 2 dispositivos regulamentares: o artigo 70.1 do Código Disciplinar da Fifa (Federação Internacional de Futebol) e o artigo 140 do Regulamento Geral de Competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ambos de 2025.

O artigo da Fifa estabelece que em casos de infrações graves, as organizações esportivas devem solicitar a extensão mundial das sanções. O texto determina: “Se a infração for grave, em particular, mas não se limitando a, discriminação, manipulação de partidas e competições de futebol, má conduta contra árbitros ou falsificação, bem como abuso ou assédio sexual, as associações, confederações e outros órgãos organizadores esportivos deverão solicitar ao Comitê Disciplinar a extensão das sanções impostas para que tenham efeito mundial (extensão mundial)”.

Já o artigo da CBF diz: “As condutas ilícitas elencadas no art. 103 deste RGC, sem prejuízo de sua tipificação como crime nos termos dos arts. 165, 198, 199, 200 da LGE, sujeitam-se também à aplicação das sanções mínimas fixadas neste dispositivo em sintonia com aquelas previstas no Código Disciplinar da FIFA, bem como das sanções previstas no CECFB (Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro)”.

O pedido foi acatado por Alcino Guedes, relator do caso, e consta no acórdão do julgamento em 1ª instância, realizado na 5ª feira (11.set.2025).  O ofício à CBF solicitando a internacionalização da pena será enviado apenas depois da conclusão do julgamento em 2ª instância, que ainda não tem data definida.

O Flamengo já recorreu da decisão ao Pleno do STJD e pediu efeito suspensivo para que Bruno Henrique possa jogar enquanto aguarda o julgamento final.

O clube carioca espera uma resposta sobre o efeito suspensivo nos próximos dias. Mesmo sem essa concessão, o atacante deve estar liberado para o confronto contra o Estudiantes pela Libertadores na 5ª feira (18.set.2025), já que o processo de internacionalização da pena só será feita depois do julgamento definitivo.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: