Dono da SAF do , renunciou, nesta segunda-feira (30/6), ao comando do . O empresário, que continua dono do clube francês, estabeleceu dois nomes como substitutos: o alemão Michael Gerlinger, como CEO, e a sul-coreana naturalizada Michele Kang para a presidência.

4 imagens



Fechar modal.

![]()
1 de 4 Michele Kang é a nova presidente do Lyon Divulgação / Lyon
![]()
2 de 4 John Textor é dono da Eagle Football Xavier Laine/Getty Images
![]()
3 de 4 Clube francês caiu para a segunda divisão por não respeitar o Fair Play financeiro. Torcedores protestaram contra Textor. Reprodução/X
![]()
4 de 4 Ídolo do clube, Govou criticou gestão de Textor no Lyon, citando o Botafogo e colocando clube brasileiro como próxima equipe do empresário a ter problemas financeiros. Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images
Leia também
A situação acontece poucos dias após a . Em comunicado, a nova presidente do clube agradeceu Textor e afirmou que vai trabalhar para reverter o rebaixamento.
“Estamos entrando em um período crítico para o Lyon e gostaria de agradecer a John (Textor) por seu comprometimento e visão em trazer o clube para a família Eagle Football. Estou ansiosa para trabalhar em colaboração com Michael, a equipe de gestão do OL e o Conselho de Administração para apoiar o clube durante os procedimentos do DNCG (Direção Nacional de Controle de Gestão)”, disse Michele Kang.
A decisão de Textor em deixar o comando do Lyon tem ligação com o Botafogo. O americano quer dar mais atenção ao time brasileiro, que conquistou a Libertadores e o Brasileirão em 2024.
Rebaixamento do Lyon
O Lyon caiu para a Ligue 2 por não seguir as regras de fair play financeiro. A denúncia gira em torno de um rombo financeiro de 25,7 milhões de euros (aproximadamente R$ 157 milhões na cotação atual) ao fim da temporada 2023/24.
A perda de receitas elevou a dívida da empresa norte-americana a 500 milhões de euros (valor próximo a R$ 3 bilhões).
Apesar disso, a decisão do órgão francês cabe recurso e pode ser declinada caso os diretores do clube francês apresentem condições financeiras para manter a equipe. Em campo, o Lyon ficou em sexto 6º lugar no Campeonato Francês, o que garantiria uma vaga na Liga Europa.
A equipe apareceu recentemente entre os times que disputarão o torneio continental. No entanto, a confirmação depende ainda que o clube consiga reverter a decisão da Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG), da Liga de Futebol Profissional da França (LFP).