foi eliminado logo na estreia do . Nesta terça-feira (14/10), o brasileiro de 19 anos perdeu para o holandês Botic van de Zandschulp, número 86 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e (7)7/6(2).
Leia também
Esta foi a primeira vez que Fonseca, 45º do mundo, entrou em um torneio profissional como cabeça de chave. O tenista era o sétimo pré-classificado da competição, mas acabou superado logo na estreia da competição.
Na próxima fase, o holandês enfrentará o norte-americano Eliot Spizzirri, número 111 do ranking, que derrotou o espanhol Pedro Martinez por 2 sets a 0 (6/4 e 6/1).

3 imagens


Fechar modal.

![]()
1 de 3 João Fonseca estreou com derrota em Bruxelas Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images
![]()
2 de 3 Botic venceu João por 2 sets a 0 Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images
![]()
3 de 3 O ATP 250 de Bruxelas foi o primeiro campeonato com Fonseca nas cabeças de chave Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images
O jogo
No primeiro set, o equilíbrio ficou evidente. Ambos mantiveram o serviço até o fim, quando o holandês conseguiu uma quebra decisiva após 16 minutos de disputa intensa no último game, fechando a parcial em 7/5.
O segundo set seguiu o mesmo roteiro. João chegou a quebrar o saque do adversário, mas cedeu o empate logo em seguida. A decisão foi para o tie-break, em que Van de Zandschulp foi mais consistente e venceu por 7/2, garantindo a classificação.
João Fonseca volta às quadras na próxima semana, no ATP 500 de Basel, na Suíça, que será disputado entre os dias 20 e 26 de outubro.