• Terça-feira, 23 de julho de 2024

Janaina Riva faz homenagem a 20 servidores do estado de Mato Grosso

Entre os homenageados com moção de aplauso está o ex-deputado e atual secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec

A deputada Janaina Riva (MDB) formalizou, nesta segunda-feira (24), no escritório do Parque Tecnológico Mato Grosso, em Cuiabá, outorga da comenda Dante de Oliveira ao diretor-geral da instituição, Rafael Bello Bastos, e a entrega de moção de aplausos a 20 servidores públicos do Estado. 

A deputada afirmou que as honrarias vêm ao encontro dos serviços prestados pelos colaboradores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) para o desenvolvimento tecnológico de de Mato Grosso. As homenagens, de acordo com a deputada, se devem à construção (no Chapéu do Sol em Várzea Grande) do Centro de Inovação do Parque Tecnológico. 

“Com o Centro, abrimos um novo ciclo de inovação e tecnologia no estado de Mato Grosso. Isso será fundamental para o agronegócio, que é o carro-chefe da nossa economia. Os colaboradores homenageados estão contribuindo com o avanço tecnológico e, com a inauguração do Centro, que deve acontecer até o final de 2024, as pesquisas passarão a ser feitas no estado e não em outras cidades brasileiras”, afirmou Riva.  

O secretário de Estado, Allan Kardec, afirmou que o Parque Tecnológico representa mudança de paradigma de um estado que, há muito tempo, produz e exporta commodities para todo o mundo. Ele afirmou que o parque tecnológico de inovação já está “maduro”, mas falta concluí-lo no Chapéu do Sol (Várzea Grande).  

“Faz algum tempo que Mato Grosso vem trabalhando para a industrialização de seus produtos, mas é consumidor de tecnologia e de inovação. O parque tecnológico marca a virada de chave de um estado eminente agrícola para um estado de produção de tecnologia, inovação e inteligência a todas as cadeias produtivas. Mas isso tem que ser tratado como política de estado”, disse Kardec.

“Esperamos que os centros de inovação sejam interiorizados, com pelo menos cinco polos. O foco é de expandi-los para o interior do estado. Nesse contexto, a Assembleia Legislativa tem um papel fundamental e junto com o governo financiar os centros de inovação. Mas para isso deve colocar os recursos financeiros necessários no orçamento para os próximos anos”, explicou Kardec.

O diretor-geral do Parque Tecnológico Mato Grosso, Rafael Belo Bastos, afirmou que o parque tecnológico e inovação é uma “política de investimento de tempo”. Segundo ele, nos últimos dez anos, o estado de Mato Grosso tem atuado muito forte para o avanço significativo de conceitos e de estrutura dos centros de pesquisa. 

De acordo com Rafael Basto, a construção do Centro Tecnológico (Chapéu do Sol) vai contar com uma área de 3 mil metros quadrados. A meta do governo é de entrega-lo (1ª etapa) até o final de 2024, e colocar à disposição das academias e das empresas (pública e privada) de um centro de pesquisa e inovação.

O diretor técnico do Parque Tecnológico Mato Grosso, Rogério Alexandre Nunes, disse que o governo vem trabalhando o parque tecnológico e o sistema de inovação há mais de 10 anos. Segundo ele, o trabalho tem sido fundamentado no dia a dia pela secretaria. “Hoje, o reconhecimento da Assembleia Legislativa evidencia que a Seciteci está indo para o caminho certo”, disse Nunes.

A superintendente de Ciências, Tecnologia e Inovação, Lecticia Auxiliadora de Figueiredo Oliveira, afirmou que o parque já vem trabalhando no segmento de serviços e nas ações para o eco sistema de inovações para todo o Mato Grosso. Segundo ela, a Seciteci já premiou as pequenas, médias e micros empresas com o Prêmio Inova Mato Grosso pelos trabalhos de gestão e inovação. 

“Além disso temos um prêmio para as cidades inovadoras. A Seciteci está fazendo uma jornada para a capacitação de empresas nos municípios. Esse é um pouco de serviços que os colaboradores vêm desenvolvendo para o ecossistema mato-grossense. Esse movimento é para fomentar a inovação tecnológica em Mato Grosso”, disse Oliveira.

 

Comenda Dante de Oliveira e Moção de Aplauso

 

Rafael Belo Bastos

Moção de Aplausos

Allan Kardec

Rogerio Alexandre Nunes

Lecticia Auxiliadora de Figueiredo Oliveira

Patrícia Chaves Seixas

Edcleide Andrade Nobre

Caroline Rodrigues

Marilise Ana Deon Peterlini

Fabio Luiz Martins da Silva

Fabio Vieira Alves

Valmir Luiz Moreira Santos

Lucas Marafon Krolow

Ariana Guedes de Oliveira

Danyelle Bianca Neves Zamar

Jaqueline da Silva Albino

Cynara Fernanda Corrêa de Paula

Claudia Marisa Rosa

Flávio Teles Carvalho da Silva

Marcos de Sá Fernandes da Silva

Rodrigo Couto de Menezes

Rodrigo Bruno Zanin

Artigos Relacionados: