A mídia estatal iraniana informou nesta quinta-feira (28) que uma aeronave dos Estados Unidos teria sido destruída na província de Jam, localizada na região de Bushehr, no sul do país. A informação foi atribuída ao governador provincial Masoud Tangestani. O governo americano e autoridades militares do país, porém, ainda não confirmaram o ataque.
Ainda de acordo com a agência de notícias Fars, a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) agiu em um contra-ataque, denunciando que tropas americanas teriam lançado primeiro ataques aéreos contra a cidade portuária de Bandar Abbas, no sul do Irã. Horas antes, o canal de notícias informou ainda que três explosões foram ouvidas na região.
Após o suposto ataque militar americano com projéteis aéreos nos arredores do Aeroporto de Bandar Abbas, a IRGC realizou bombardeios contra a base aérea dos EUA de onde o ataque partiu. A IRGC teria ainda emitido um comunicado alertando que “esta resposta é um sério aviso ao inimigo de que qualquer ataque contra o Irã não ficará sem resposta”, enfatizou a IRGC. A força militar alertou para respostas “mais decisivas” caso os EUA repita qualquer ataque.
A região de Bushehr é considerada estratégica por abrigar instalações militares e nucleares iranianas, além de estar próxima ao Golfo Pérsico, uma das áreas mais sensíveis para o transporte global de petróleo. O agravamento das hostilidades tem elevado a preocupação internacional sobre uma possível ampliação do conflito e seus impactos geopolíticos e econômicos.





