O recurso Instagram Map, em teste no Uruguai e na Argentina, só é ativado caso a pessoa queira -fica desativado por padrão.
"Os usuários precisam escolher compartilhar sua última localização ativa com um grupo específico de pessoas, podendo desativá-lo a qualquer momento", afirma a Meta.
"Estamos desenvolvendo essa funcionalidade com foco na segurança, incluindo formas simples de controlar quem pode ver sua localização, ocultar locais específicos (como o local de trabalho) e lembrar os usuários de compartilhar sua localização apenas com pessoas em quem confiam", acrescenta.
A nova ferramenta remete ao recurso Snap Map, lançado em 2017 pelo concorrente Snapchat. Este é usado, sobretudo nos Estados Unidos, para facilitar o encontro de amigos durante shows, eventos e passeios.
Nos locais em que a funcionalidade está em teste, a pessoa que escolheu ligar o Instagram Map ainda pode voltar a omitir a sua localização recorrendo aos seguintes passos:
1 - Clique no Mapa no aplicativo.
2 - Selecione o botão "Modo Stealth".
Outra opção é desativar completamente o compartilhamento de localização por meio do Instagram, o que também inviabiliza o compartilhamento de localização em mensagens privadas.
Para isso:
- Acesse a página Configurações
- Depois, Privacidade e Segurança
- Escolha a aba Serviços de localização
- Em, Pesquisar no Instagram selecione a opção "Nunca"
Leia Também: Google afirma que suspendeu 700 mil contas de anunciantes com potencial golpista