• Sexta-feira, 28 de março de 2025

Infra em 1 minuto: corte no biodiesel falha na fiscalização

Pedro Rodrigues diz que o crescimento de fraudes no setor de biocombustíveis mostra a necessidade de mudança estruturais.

O Poder360, em parceria com o CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), lança mais um episódio do programa de análises semanais Infra em 1 Minuto. Na 6ª feira (21.mar.2025), Pedro Rodrigues, sócio da consultoria e especialista em óleo e gás, afirmou que o corte no biodiesel visa a reduzir o preço, mas falha na fiscalização.

O programa é publicado toda semana no canal do Poder360 no YouTube. Inscreva-se aqui e ative as notificações.

Neste 121º episódio, Pedro Rodrigues fala que a fraude no setor do biodiesel não é um problema novo, mas ganhou força com o aumento do preço. No início de março, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis pediu à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) a suspensão temporária, por 90 dias, de adição de 14% de biodiesel ao diesel.

O pedido foi motivado pelo aumento das fraudes na composição do produto, identificadas em 46% dos testes realizados entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Paraná são os Estados mais afetados.

O sócio do CBIE disse que, para além da redução das infrações, especialistas também estimam que a suspensão temporária de adição pode levar a uma redução de até R$ 0,30 por litro no preço do diesel ao consumidor. “A medida pode trazer efeitos imediatos sobre os preços e combater a fraude, porém cria outros problemas para resolver uma ineficiência na fiscalização”, declarou.

Por fim, Pedro Rodrigues afirmou que o crescimento de fraudes no setor de biocombustíveis mostra a “necessidade de uma fiscalização mais eficiente”. Para ele, as mudanças nesse sentido devem ser “estruturais e não apenas paliativas”.

Assista (2min26s):

Por: Poder360

Artigos Relacionados: