• Quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Índia seguirá recebendo petróleo russo apesar de tarifas dos EUA

Diplomata russo disse que Moscou tem “mecanismo especial” e espera diálogo trilateral com Índia e China.

O encarregado de negócios da Embaixada da Rússia na Índia, Roman Babushkin, anunciou nesta 4ª feira (20.ago.2025) que Moscou continuará fornecendo petróleo ao país apesar das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).

De acordo com Babushkin, a Rússia tem um “mecanismo muito especial” para manter o fornecimento. Ele ainda acrescentou que Moscou espera, em breve, ter negociações trilaterais com a Índia e a China. As informações são da Reuters.

A jornalistas, Babushkin informou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pretende se reunir com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, até o fim do ano em Nova Déli, capital indiana. Também está prevista, para o final do mês de agosto, a 1ª visita de Modi à China em anos.

O presidente Trump havia anunciado em 5 de agosto uma tarifa adicional de 25% sobre importações de produtos indianos como punição pelas compras da Índia junto à Rússia. Entra em vigor em 27 de agosto. Somado às anteriores, a tarifa chega a 50% e torna o país um dos mais taxados pelo governo norte-americano.

Sobre as tarifas, Roman Babushkin declarou: “Se os produtos indianos enfrentam dificuldades para entrar no mercado dos EUA, o mercado russo está acolhendo as exportações indianas”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: