• Sábado, 2 de agosto de 2025

Índia manterá compra de petróleo russo mesmo com pressão dos EUA

Segundo agência de notícias, avaliação do governo indiano é de que não é simples mudar contratos de longo prazo.

A Índia continuará comprando petróleo da Rússia mesmo diante das ameaças de sanções do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano). As informações são da Reuters.

As declarações ocorrem em um momento de escalada das tensões entre os 2 países. Na 4ª feira (30.jul), o republicano anunciou tarifas de 25% sobre todas as importações do país asiático e indicou, em publicação no Truth Social, que poderia aplicar novas penalidades por suas compras de petróleo e armamentos russos.

“Ao longo dos anos, fizemos relativamente poucos negócios com eles porque suas tarifas são muito altas –entre as maiores do mundo […] Além disso, sempre compraram a maior parte de seus equipamentos militares da Rússia e são o maior comprador de ENERGIA da Rússia, junto com a China, justamente num momento em que todos querem que a Rússia pare de matar na Ucrânia”, afirmou Trump.

Apesar das ameaças, os interlocutores ouvidos pela agência disseram que não há mudanças imediatas previstas.

De acordo com a Reuters, a Índia também avalia que suas importações de petróleo russo têm ajudado a conter uma alta mais acentuada dos preços globais, mesmo com as sanções ocidentais ao setor energético da Rússia. Diferentemente do petróleo iraniano e venezuelano, o russo não está sujeito a sanções diretas, e os indianos vêm pagando abaixo do teto de preços imposto pela União Europeia.

A Rússia é atualmente o principal fornecedor de petróleo à Índia, responsável por cerca de 35% das importações do país –é o 3º maior consumidor mundial do insumo. De janeiro a junho deste ano, a Índia importou em média 1,75 milhão de barris por dia de petróleo russo, uma alta de 1% em relação ao mesmo período de 2024.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: