Dois postes de luz foram incendiados no distrito de Treptow-Koepenick, em Berlim, causando um apagão que afetou 50.000 residências na capital alemã. O incidente se deu na madrugada desta 3ª feira (9.set.2025).
A polícia e a empresa responsável pela rede elétrica confirmaram o caso e investigam a possibilidade de motivação política, segundo a agência de notícias Reuters.
Uma divisão especializada da polícia de Berlim, que investiga crimes com motivação política, apura o caso. A porta-voz da corporação, Anja Dierschke, confirmou que a hipótese de crime político está sendo considerada nas investigações.
“Essa conexão não pode ser descartada”, afirmou Dierschke quando questionada sobre a possível relação entre o ataque e o anúncio da Tesla para construir um centro de desenvolvimento no mesmo distrito onde aconteceu o incêndio.
O jornal Tagesspiegel, de Berlim, publicou informações de fontes não identificadas indicando que a polícia investiga possível ligação entre o ataque e os planos da montadora norte-americana para o distrito de Treptow-Koepenick.
As autoridades identificaram semelhanças com um ataque realizado em 2024, quando um grupo autodenominado “Grupo Vulcão desligando a Tesla” incendiou um poste. Aquele incidente resultou na interrupção da produção da fábrica da Tesla nos arredores de Berlim por vários dias.
O apagão atingiu milhares de moradores da região sudeste da capital alemã. As autoridades alemãs relacionam diversos ataques incendiários ocorridos na cidade desde 2011 a grupos de esquerda.