• Terça-feira, 25 de junho de 2024

IBGE estima safra de café do Brasil acima de 60 mi sacas

A projeção do IBGE está acima da estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que em maio elevou a previsão para 58,8 milhões de sacas.

A projeção do IBGE está acima da estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que em maio elevou a previsão para 58,8 milhões de sacas. A produção de café do Brasil foi estimada nesta quinta-feira em 61,4 milhões de sacas de 60 kg, com alta de 1,9% ante a projeção do mês anterior, de acordo com avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa para a safra que está sendo colhida indica aumento de 7,7% em relação ao total de 2023, considerando a produção de grãos arábicas e canéforas (conilon e robusta).
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Cascas de ovos recuperam terras raras para uma transição energética mais verde
    Cascas de ovos recuperam terras raras para uma transição energética mais verde
    A previsão para o maior produtor e exportador global foi elevada apesar de agentes do mercado relatarem uma colheita de grãos miúdos no Brasil, neste início dos trabalhos, que já atingem 20% da produção prevista em algumas áreas de arábica. A projeção do IBGE está acima da estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que em maio elevou a previsão para 58,8 milhões de sacas. Estimativas do mercado apontam números ainda maiores, em torno de 67 milhões de sacas, enquanto o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) projeta 69,9 milhões de sacas. Para o café arábica, a produção estimada pelo IBGE em 2024 é de 42,3 milhões de sacas, aumentos de 2,4% em relação à previsão anterior e de 7,1% em relação ao ano passado. A safra de 2024 é bienalidade positiva para o café arábica, afirmou o IBGE, para explicar o crescimento. O instituto lembrou ainda que, em 2023, embora a safra do café arábica fosse de bienalidade negativa, a produção apresentou crescimento quando comparado com 2022, com o clima favorável e “inversão da bienalidade” em algumas áreas. Para o café canéfora, a estimativa da produção ficou em 19,1 milhões de sacas de 60 kg, acréscimo de 0,9% em relação ao mês anterior. Fonte: Reuters VEJA TAMBÉM:
  • Bahia Farm Show recebe caravanas de estudantes em integração com o agronegócio
  • Valorização do preço da laranja reflete os desafios da atividade 
  • Estoque de produtos agrícolas totaliza 44,6 mi de t ao fim do 2º semestre de 2023
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

    Artigos Relacionados: