O grupo extremista Hamas deu os parabéns ao norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, novo líder da Igreja Católica. O cardeal foi eleito nesta 5ª feira (8.mai.2025), no 2º dia do conclave, depois de 4 votações. Adotou o nome de papa Leão 14.
Em nota, o grupo extremistas, que está em guerra com Israel, desejou “sucesso no cumprimento de sua missão espiritual” e pediu que o novo pontífice siga os passos do papa Francisco em relação à Gaza.
“Ao mesmo tempo em que apreciamos profundamente as corajosas posições humanitárias do falecido papa Francisco —especialmente sua solidariedade reiterada com o povo palestino e sua rejeição à ocupação e suas políticas opressoras—, esperamos que o Papa Leão 14 mantenha essa postura moral de apoio aos oprimidos”, escreveu o Hamas.
Desde o início da guerra, o papa Francisco manteve uma relação próxima com as vítimas do enclave na guerra com Israel e realizava ligações frequentes a deslocados do conflito.
O veículo usado pelo ex-pontífice, por exemplo, será transformado em uma unidade móvel de saúde para crianças e doado à Faixa de Gaza, na Palestina. Segundo o Vaticano, a adaptação foi uma orientação do próprio Francisco, meses antes de sua morte.