• Sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Haddad: tarifas afetam EUA e atacar Moraes é erro

Haddad diz que Brasil age certo, critica tarifas de Trump e repudia ataques ao ministro do STF. Leia no Poder 360.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta 5ª feira (31.jul.2025) que o Brasil tem adotado a atitude correta diante das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos e que o impacto das medidas será mais sentido pelos consumidores americanos do que pelos brasileiros.

“Nunca saímos da mesa de negociação”, disse Haddad a jornalistas, ao chegar no Ministério da Fazenda. Segundo ele, o governo brasileiro mantém disposição para tratar de todos os temas com os EUA. “Queremos discutir sobre tudo com os EUA”, afirmou.

Ao comentar os possíveis efeitos econômicos, o ministro declarou: “Quem vai sofrer não é o consumidor brasileiro, é o consumidor americano”. A avaliação é que as tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump podem encarecer produtos importados nos Estados Unidos e prejudicar o próprio mercado interno norte-americano.

Haddad também comentou o cenário político doméstico e defendeu o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, alvo de críticas por setores da oposição. “A perseguição ao ministro Moraes não é o caminho”, disse.

“O Brasil tem tomado a atitude correta”, reforçou Haddad, ao justificar tanto a condução da política econômica quanto a preservação do diálogo institucional.

As tarifas norte-americanas afetam produtos brasileiros da agroindústria e da cadeia de aço. O Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) avaliam estratégias de resposta e medidas de compensação.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: