• Quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Haddad espera deflação de alimentos nos próximos meses

Segundo o ministro da Fazenda, isso será possível por causa do desempenho da safra agrícola no país neste ano.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta 3ª feira (12.ago.2025) esperar que a deflação de alimentos continue nos próximos meses. Segundo ele, isso será possível, entre outras razões, por causa do desempenho da safra agrícola no país neste ano.

Haddad deu a declaração ao participar de sessão na comissão mista que analisa a MP (medida provisória) 1.303 de 2025, apresentada pelo governo como alternativa à elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que a inflação ficou abaixo do esperado em julho, com destaque para uma queda dos preços dos alimentos.

A inflação ficou em 5,23% em julho no acumulado de 12 meses. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) recuou 0,09 ponto percentual em relação aos 5,35% registrados em junho.

Apesar disso, este é o 10º mês consecutivo que o indicador segue fora do intervalo de 1,5% a 4,5% permitido pela meta contínua.

O grupo alimentação e bebidas, que tem o maior peso no índice, apresentou variação negativa de 0,27% no mês.

“A queda em julho foi impulsionada pela alimentação no domicílio que caiu 0,69% na passagem de junho para julho, com destaque para as quedas da batata-inglesa (-20,27%), da cebola (-13,26%) e do arroz (-2,89%)”, disse o IBGE.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: