Haddad diz que Lula vai respeitar sua decisão sobre 2026
Ministro manifestou não ter interesse em disputar o pleito do ano que vem. Presidente Lula quer que ele dispute cargos em São Paulo
O ministro da , , afirmou nesta quinta-feira (18/12), que o presidente da República, (PT), vai respeitar a sua decisão de não ser candidato nas eleições de 2026.
“O presidente Lula falou para vocês hoje o que ele falou para mim, que vai respeitar a minha decisão. Minha relação com ele não é de hoje, participei de três mandatos, minha relação com ele é muito tranquila, nós não temos nenhum tipo de problema”, disse Haddad durante café com jornalistas.
Haddad também afirmou que demonstrou a intenção de não disputar o pleito em uma situação “oportuna”.
“Eu falei a ele [Lula] que não tinha intenção de concorrer às eleições de 2026, ai a resposta dele foi essa. Não foi ele que me procurou para ser candidato. Foi eu que, em uma situação que achei oportuna, falei isso a ele”, disse Haddad.
Leia também
O ministro da Fazenda está de saída do cargo. O Metrópoles apurou que o desejo de Haddad foi tratado diretamente com Lula, mas o ministro sabe que o presidente deve deixar a decisão para o último momento. Por isso, ainda não há data para a saída.
Pedido de Lula
Na manhã desta quinta, Lula disse que gostaria que o ministro . O Partido dos Trabalhadores (PT) considera o nome de Haddad como uma forte opção para concorrer ao governo de São Paulo ou ao Senado, mas auxiliar de Lula não está interessado nestas possibilidades.
“Vou conversar com o Haddad e com o Alckmin, que são duas pessoas que tenho profundo respeito e admiração. E vou querer saber se eles querem ser alguma coisa, o que eles querem ser. Eu acho que nós precisamos de um candidato a governador em São Paulo forte e precisamos de um candidato ao Senado forte”, afirmou Lula em um café com jornalistas.
Por: Metrópoles





