A montadora chinesa de automóveis GWM (Great Wall Motor) inaugurou sua 1ª fábrica no Brasil, em Iracemápolis (SP), nesta 6ª feira (15.ago.2025). O evento teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O embaixador da República Popular da China no Brasil, Zhu Qingqiao, afirmou, durante a cerimônia de inauguração, que o presidente Xi Jinping adotou como estratégia apoiar o Brasil. “Independente das mudanças da conjuntura internacional, a China segue ao lado do Brasil. Independente da proliferação de intimidação unilateral e da inversão de regras da ordem internacional, que está gravemente prejudicada”, afirmou.
O embaixador disse que a China está disposta a ajudar o Brasil a compensar os prejuízos que a sobretaxa dos Estados Unidos traz ao país. “Estamos dispostos a trabalhar para compensar as incertezas e instabilidade que o Brasil enfrenta por causa da desordem que o mundo está vivendo com intimidação unilateral e mudanças das regras e da ordem internacional gravemente prejudicadas”.
Qingqiao afirmou que espera que o apoio seja mútuo. “Nesse momento turbulento, deve prevalecer a relação e o apoio mútuo à soberania e dignidade nacional e ao respeito ao desenvolvimento”.
Durante a cerimônia, o diretor executivo da GWM, Mu Feng, afirmou que a companhia irá “mais do que nunca” aprofundar relações com o Brasil porque considera o país um ambiente de negócios “legal, amigável e estratégico” para a expansão da companhia na América Latina.
Ele disse que o Brasil é o 6º maior mercado automobilístico do mundo quando se fala em consumo, o que fará a GWM crescer e dará condições da multinacional alcançar os demais países do continente.
“Exportamos ecossistemas e enxergamos o Brasil como um polo estratégico para chegar a mercados como o México e a Argentina”, declarou.
GWM NO BRASIL
Até 2021 a estrutura que a GWM passou a ocupar pertencia à Mercedes-Benz, que parou de operar na região.
Segundo a GWM, a fábrica de Iracemápolis tem capacidade para produzir pouco mais de 50.000 veículos por ano, mas os planos de produção são de fabricar de 250.000 a 300.000 unidades, por isso, já planejam a abertura de uma 2ª fábrica. Os executivos da multinacional ainda não sabem onde a instalariam.
Para crescer no Brasil, a companhia planeja reduzir o custo dos veículos no Brasil. Segundo a GWM, a companhia percebeu que os carros vendidos no Brasil custam, em média, R$ 150.000, enquanto os preços mais baixos da linha oferecida hoje pela marca estão em torno de R$ 200.000.
A unidade iniciará os trabalhos com a produção do SUV híbrido Haval H6.
O jornalista viajou a convite da GWM.