• Quarta-feira, 16 de abril de 2025

Guilherme Mello será indicado para presidir conselho do BNDES

Economista, 41 anos, é o atual secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda; ele substituirá Rafael Lucchesi.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) informou nesta 3ª feira (15.abr.2025) que o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, o economista Guilherme Mello, 41 anos, será indicado para presidir o Conselho de Administração da instituição.

Mello substituirá o também economista Rafael Lucchesi, que renunciou ao cargo para assumir como diretor-presidente da Tupy.

O Conselho de Administração do banco de fomento federal ainda precisa se reunir para aprovar o nome de Mello para o cargo.

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, Mello tem uma “sólida formação acadêmica” e é uma “jovem talento que tem demonstrado grande competência”.

Guilherme Mello tem graduação em ciências econômicas pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e em ciências sociais pela USP (Universidade de São Paulo).

É mestre em economia política pela PUC-SP e tem doutorado em ciência econômica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O economista foi diretor do Cecon (Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico do IE (Instituto de Economia) da Unicamp.

Além disso, Mello coordenou o grupo técnico de economia do Gabinete de Transição Presidencial, para orientar as iniciativas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na área econômica.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: