• Terça-feira, 22 de julho de 2025

Guerra tarifária vai começar quando responder a Trump, diz Lula

No Chile, presidente afirma que, se o norte-americano não mudar de opinião, precisará dar uma resposta.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 2ª feira (21.jul.2025) que o Brasil ainda não está em uma guerra tarifária com os Estados Unidos. Segundo ele, esse cenário começará quando ele der uma resposta a Donald Trump (Partido Republicano), que prometeu impor tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros a partir de agosto.

Nós não estamos numa guerra tarifária. Guerra tarifária vai começar na hora que eu der a resposta ao Trump, se não mudar de opinião, porque as condições que o Trump impôs não foram condições adequadas”, afirmou a jornalistas no Chile, onde participa de uma cúpula em defesa da democracia com outros presidentes.

Segundo Lula, ninguém pode ameaçar outro país para que este mude uma decisão judicial. Trump citou em carta que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sofre uma “caça as bruxas” e que o Brasil deveria deixá-lo em paz.

Quem sou eu para tomar a decisão diante da Suprema Corte? O cidadão que ele defende está sendo julgado por um crime que ele cometeu, que está nos autos do processo, dito por eles próprios, não é por mim”, declarou.

Respondendo a outro ponto citado por Trump quando impôs o tarifaço sobre o Brasil, Lula afirmou que o Brasil vai fazer com que a lei seja respeitada por todas as pessoas, inclusive empresas norte-americanas.

Também afirmou que o presidente dos EUA está sem o conhecimento adequado ao dizer que tem deficit comercial com o Brasil, quando o cenário é o contrário.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: